Home     História     índice     +Info     Links

Sexta-feira, 5 de Junho de 2009
Mitsubishi i-Miev

Pequeno, como um minicitadino. Silencioso, como carro de golfe eléctrico. Quase tão rápido quanto um Fiat 500. Ágil q.b., quase como um Opel Ágila. Com uma condução e manuseamento mais fácil do que a de um híbrido como o Honda Civic ou o Toyota Prius.

Testámos um protótipo do Mitsubishi i-Miev (é posto à venda este ano no Japão e chega à Europa já em 2010) que esteve em Portugal a propósito do Dia Mundial da Terra. Para além de todas as semelhanças com um veículo vulgar, trata-se de um automóvel incrivelmente singular: é 100% eléctrico.

Autonomia de 144 km

Com uma velocidade máxima de 130 km/h e autonomia estimada de 144 km, já segundo as normas europeias, possui 64 cv de potência e 180 Nm de binário. Chegou com facilidade aos 50km/h em menos de 100 metros, aproximadamente.

Testámos a versão japonesa do i-MiEV, porque só em 2010 é lançada a versão europeia do modelo eléctrico, com proporções mais generosas e, possivelmente, maior autonomia.

O i-MiEV revelou uma condução fácil, pacífica e que consegue ser entusiasmante. Tratando-se de um veículo 100% eléctrico, desde o momento em que se liga a chave, até ao momento em que saímos do veículo, não há o barulho que um motor a combustão tem.

Aliás, parece que viajamos num silêncio profundo, onde se ouve todos os barulhos do andamento (é prejudicial na perspectiva dos peões não ouvirem a aproximação do veículo, mas poderá ter sons de sinalização na versão europeia).

Recarregar em andamento

Quando se pressiona o acelerador verifica-se algum som, muito suave, tal como uma pequena nave espacial, que demonstra o maior esforço da bateria. Tanto no arranque como nas recuperações ou nas ultrapassagens, o pressionar no acelerador consegue, parece-nos, prestações dignas de um motor 1.2 de 69 cv, como o do Fiat 500, por exemplo.

O i-Miev não tem conta-rotações, mas um prático indicador da utilização que se está a fazer da bateria - em desaceleração, a bateria consegue recarregar-se. Os poucos quilómetros que fizemos com este veículo 100% eléctrico permitiram perceber com facilidade que o i-MiEV é um carro perfeito para a cidade (e este é o futuro mais imediato dos eléctricos). Mostra-se ideal para as situações do pára-arranca citadino.

Para já, pode revolucionar os mantos de fumo e CO2 que qualquer rua principal de uma cidade e o barulho constante dos motores a combustão.

Seis horas a uma tomada

As baterias de iões de lítio podem ser integralmente recar-regadas em seis horas, através de uma tomada de 220v que se liga ao i-MiEV.

A Mitsubishi está a preparar para Portugal com a EDP um carregador rápido, já existente no Japão, que carrega 80% da capacidade total das baterias em 30 minutos.

[From destak ]

 

publicado por carroapilhas às 00:47
link do post | comentar | favorito

 Subscribe in a reader

Bookmark and Share
posts recentes

Novo modelo da tesla

Objectivos ambiciosos da ...

Mitsubishi i-Miev

+Info

Links

História

Índice

Trocar links

arquivos

Junho 2009

tags

todas as tags

links
Add to Technorati Favorites